Atividade Complementar

Atenção pessoal...não esqueçam de realizar a atividade complementar...
Está disponível no disco virtual.
SEgue abaixo ...

Plano de Ensino 2º Semestre
2009
Curso: Comunicação Social – Tronco Comum Período: 3º Turno: Noturno
Componente curricular: Introdução à Linguagem Tecnológica Código: 90334
Carga
Horária Teórica Prática Atividade Total Presencial Não- Presencial 20h - 35h - 15h ,
Professor(a): Titulação: André Azevedo da Fonseca Especialista
Ementa: A comunicação, os computadores e as transformações relacionadas à área. Conceitos de linguagem computacional. A plataforma Mac X Windows. A Internet, suas diferenças e correlações com as demais mídias. TV, Rádio, Jornalismo Digital e Publicidade na Internet.
Perfil Final: Pretende-se que o estudante, das três habilitações, complete essa etapa tendo avançado o domínio de sua área de especialização para um patamar no qual possa agir com maior autonomia, sendo capaz de utilizar recursos mais sofisticados.
Um dos objetivos é que tenha assimilado uma postura proativa, socialmente responsável de seu papel enquanto comunicador social, sensibilizado para cooperar com a tarefa de transformação da sociedade rumo a um padrão de qualidade de vida superior ao atual.
Ao mesmo tempo, deve estar desenvolto na abordagem complexa da realidade contemporânea, sob uma ótica de interdependência e interação mútua dos fenômenos que a compõem.

Componente curricular e seus objetivos: A disciplina pretende capacitar o aluno para:

Compreender o surgimento da informática e os conceitos básicos associados a ela.
Entender o impacto da mídia informática no campo da comunicação.
Compreender o panorama dos tipos de localidades e peças de comunicação veiculadas na Internet atualmente.
Usar de forma pertinente a Internet, as tecnologias informáticas e suas associações com as mídias tradicionais em ações de comunicação.
Projetar peças de comunicação para Web conforme seu objetivo.

Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): Metodologia
Aula expositiva, exposição de exemplos, disponibilização de roteiros para pesquisa na Internet, com exploração orientada por assunto, articulação de debates e verificações de aprendizado.
Estratégias
Propor exercícios de pesquisa e análise sobre localidades, peças e ações de comunicação na Internet, bem como sobre tecnologias informáticas aplicáveis à comunicação profissional, em conjunto com a concepção de projetos sobre os usos dessas categorias, com finalidades específicas.
Recursos
Laboratório devidamente mobiliado, com microcomputadores adequadamente configurados, sobretudo para possibilitar ampla pesquisa na Internet; quadro branco e pincel, ou giz e quadro negro.



Avaliação:
100 pontos serão distribuídos em etapas, conforme especificado a seguir:

Primeira etapa (25 pontos)
27/7 a 13/9: Criação de webfólio multimídia individual - 15 pontos
Resenha dos seminários Info de tecnologia – 10 pontos

Segunda etapa (35 pontos)
13/09 a 11/11: Criação de site no Google Sites – 10 pontos
Seminário redes Sociais – 25 pontos

Terceira etapa (40 pontos)
11/05 a 19/06: Relatório: ações para pagerank – 5 pontos
Criação de blog no Wordpress – 25 pontos
Resenha de blog corporativo – 10 pontos

A especificação de cada trabalho, com os critérios de avaliação, estará disponível no disco virtual. De modo geral serão cobrados: conformidade com regras da ABNT e a gramática, em trabalhos escritos; abordagem de tópicos específicos requisitados em cada trabalho; criatividade e fluência na apresentação de trabalhos.


O aluno que obtiver pontuação total de 70 e freqüência mínima de 75% estará aprovado sem necessidade de prova final. O aluno que obtiver pontuação inferior a 40 pontos ou freqüência inferior a 75% estará definitivamente reprovado, não cabendo prova final neste caso. Assim, a prova final caberá a alunos com pontuação maior ou igual a 40 e menor que 70, e que tenham freqüência igual ou superior a 75%.
Tendo realizado a prova final, o aluno estará aprovado se a média aritmética entre sua pontuação total do semestre e a nota obtida na prova final for de pelo menos 70. Ou seja, o aluno que obteve 60 durante o semestre, por exemplo, deverá conseguir 80 pontos na prova final para conseguir aprovação.



Conteúdo programático: 30 jul – Apresentação geral da disciplina. Introdução aos comandos básicos do Macintosh.
6 ago - A construção do blog na plataforma Blogger.
13 ago - Gadgets e recursos extras de blogs
20 ago - Introdução ao Google Sites.
27 ago - Introdução ao Google Sites
3 set - Desenvolvimento de um site no Google Sites.
10 set – Mídias sociais - Orkut e OpenSocial, Mídias sociais, Open source branding
17 set - Mídias sociais – Conteúdo gerado pelo usuário, redes sociais para os negócios, Marketing viral no YouTube
24 set - Mídias sociais - Case de sucesso - A experiência da Fiat, Experiências brasileiras com o Twitter
1 out - Redes Sociais - As maiores redes do mundo no Brasil, O ecossistema do Orkut, A evolução das redes sociais
8 - out
15 out - Redes Sociais - Como melhorar produtos e serviços através das redes sociais, A blogosfera como Mídia , As ferramentas das redes sociais a serviço dos negócios
22 out - Redes Sociais - Os portais e o desafio da cauda longa, Blogs e Blogueiros – Manual de Sobrevivência empresarial, Cases de sucesso em redes sociais
29 out - Redes Sociais -Vídeos patrocinados do YouTube, Redes móveis
5 nov - Marketing de Busca - A publicidade segundo o Google , Resultados no estilo Yahoo!, SEO e SEM:
12 nov - Marketing de Busca - Cases de Sucesso, O papel dos portais no marketing de busca, Além do marketing de busca
19 nov - Marketing de Busca - A experiência das empresas - a internet a serviço das grandes marcas, Benchmark em Comércio Eletrônico, Marketing de Busca e Branding
26 nov - WEB2.0 - O internauta faz a web, A nova publicidade - Os links patrocinados, Mashups - O case da Coca-Cola
3 dez – WEB 2.0 - Como colocar a sua marca no mapa da internet, Second Life, o que vale a pena, Os empreendedores da nova web
10 dez - WEB2.0 – Avaliação final
17 dez - WEB2.0 - Avaliação complementar

A disciplina conta com roteiro não presencial que prevê 15hs de atividades.

Bibliografia básica: LEITURA OBRIGATÓRIA
GUIZZO, Érico. Internet. O que é, o que oferece, como conectar-se. São Paulo, Ática, 1999
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência, o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro. Editora 34, 1996
RODRIGUES, Bruno. Webwriting: pensando o texto para a mídia digital. São Paulo: editora Berkeley Brasil, 2000.
Seminários Info. Disponível em: HYPERLINK "http://info.abril.com.br/seminariosinfo" http://info.abril.com.br/seminariosinfo.
Bibliografia complementar: Williams, Robin e Tollet, John. Web design para não designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2001
Assinatura do(s) docente(s)
Assinatura da Direção do Curso

0 comentários: